HOME
QUEM SOMOS
RESULTADOS
CADASTRO
NOTICIAS
CONTATO


Klécio Santos celebra liberação da venda direta de etanol em AL, PE E SE
2018-06-29 11:06:59

O presidente da Cooperativa Pindorama, Klécio Santos, comemora o fim da obrigatoriedade em repassar o etanol às distribuidoras de combustíveis antes de abastecer os postos. A decisão, válida para os estados de Alagoas, Pernambuco e Sergipe, foi liberada, na última terça-feira, após a publicação da liminar concedida pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5), que autoriza usinas a venderem diretamente o produto.

“É uma medida que trará reflexos importantes em competitividade para o setor e principalmente para os consumidores que vivem perto das regiões produtoras. Acredito que o mercado seja aquecido com uma possível redução de preço, justamente pelo fato de extinguir a margem das distribuidoras e a diminuição nos custos com  logística visto que o transporte é um dos motivos que implica no aumento do preço ”,  analisou Santos.

Diante de uma tradição sucroelacoleira no estado, segundo gestor da Cooperativa, não há explicação para  o produto sair da região  por um determinado preço e o consumidor pagar o dobro do valor para ter o produto de volta nas bombas. “O cenário atual não permite a livre concorrência uma vez que o preço do combustível acaba sendo ditado pelas distribuidoras, o que é absurdo. Não há lógica proibir as usinas de comercializar diretamente sua produção”, completou.

Na semana passada, o senado federal aprovou o Projeto de Decreto Legislativo (PDS/61-2018), do senador Otto Alencar (PSD/BA), que anula o efeito da norma da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP) que restringe a venda direta. Alvo de divergências no setor, o projeto  segue para a câmara.

Fonte:
Link de acesso: