HOME
QUEM SOMOS
RESULTADOS
CADASTRO
NOTICIAS
CONTATO


8ª Expoalagoas Genética abre temporada oficial de leilões em 2018
2018-05-14 10:32:16

A 8ª Expoalagoas Genética abre oficialmente a temporada de remates em 2018. Este ano, a exposição apresenta três leilões em sua programação. Com um show de genética, o 13ª leilão Vaqueja e Trabalho promete ressaltar ainda mais a beleza racial do quarto de milha. O 3º leilão Genética de Berço retorna com sucesso em qualidade técnica e público, assim como em suas edições anteriores. A novidade este ano fica por conta do 2º leilão Dorper Pé na Areia, que garante aquecer o mercado de ovinos e atrair criadores de todo o Nordeste. A Expoalagoas acontece entre os dias 14 e 20 de maio, no Parque da Pecuária, em Maceió.

Serão três dias de remate com leilões diferentes e mais de 120 animais, entre ovinos, equinos e bovinos, nos dias 17, 19 e 20 de maio. A temporada de leilões em Alagoas estará muito bem representada, com os maiores criadores das raças e uma seleção sinônimo de qualidade genética.

Dia 17

O primeiro leilão da Expoalagoas Genética é a novidade desta edição. Oferecendo a elite da raça de ovinos dorper, o 2º Leilão Doper Pé na Areia veio para garantir todas as exigências da pecuária de corte. O remate oferta a seleção de 30 lotes da raça ovina que mais tem crescido na pecuária. O evento ocorre no dia 17 de maio, às 20h.

O remate repete a dose de sucesso de sua primeira edição, formado por borregas e borregos puros de origem (PO), além de matrizes e reprodutores de genética superior. Entre os animais da seleção estão  80% do rebanho da Fazenda Boa Vontade, premiado no julgamento Nacional realizado em Londrina/PR este ano.

“Iremos oferecer uma cartela ampla de animais capazes de agregar valor e acelerar o ciclo produtivo de qualquer rebanho. Animais avaliados positivamente, com o que há de melhor em genética”, confirma o criador Fernando Chaves.

Bem caracterizados para produção de carne, os animais do 2º Leilão Dorper Pé na Areia, segundo o promotor, são precoces, rústicos, possuem facilidade de ganho de peso, oferecem bom desenvolvimento de carcaça e adaptação ao clima nordestino.

“Buscamos sempre nos aproximar do animal desejado na composição corporal para carne e beleza racial. Indivíduos bem arqueados na costela, com profundidade de barril comprido com posteriores forte. Qualidade que podem ser repassadas para os filhos”, explicou Chaves.

Dia 19

Para os amantes da vaquejada, o 13º Vaquejada e Trabalho vem com força máxima na tropa para três tambores. Com uma seleção de jovens promessas para pista de vaquejada, o remate abre a temporada de negócios da raça em Alagoas, colocando em vitrine descendentes de grandes nomes do QM, vindos dos plantéis do Haras CPMF Porto Rico, no próximo dia 19 de maio, a partir das 13h.

De acordo com um dos promotores do remate, o criador Celso Pontes de Miranda, o remate será ponto de referência  para quem deseja investir nas provas de três tambores, uma modalidade que vem ganhando espaço nos circuitos do Nordeste.  “Temos um mercado da modalidade em franca expansão e estamos prontos para atendê-los com animais de genética própria, versáteis, velozes e inteligentes”, comenta Celso Pontes.

 

Em 2017, o leilão foi um dos apoiadores do circuito regional do esporte, com prêmios na ordem de R$15 mil reais, realizando horas antes do remate, com a participação de mais de 100 competidores desafiados em “virar no tambor” em menos de 19 segundos. Neste ano, os Haras CPMF e Porto Rico, renovam seu apoio e abrem espaço para um grupo maior de animais com genética de tambor durante 13º o Vaquejada e Trabalho.

 

Serão ofertados 46 lotes e vendas de coberturas limitadas do garanhão Apolo Streak Cash, do Haras CPMF. O elenco inclui animais domados, potras, potros, matrizes e vendas de matrizes pratas da casa. Os animais são exclusivos dos dois haras de Alagoas.

A equipe técnica do Leilão Vaquejada e Trabalho se coloca à disposição para sanar dúvidas e agendar visitas aos Haras CPMF e Porto Rico, ambos localizados em Alagoas. Toda tropa se encontra disponível para avaliação prévia em sanidade e integridade física. 

Dia 20

O Leilão Genética de Berço, promovido pela Agropecuária Pereira, retorna ao circuito de remates para sua terceira edição encerrando a programação da Expoalagoas Genética no dia 20, a partir das 12h. O remate vem com uma seleção de 45 lotes das raças gir leiteiro PO e girolando classificada “livro fechado”, todos  de genealogia 100% reconhecida.

Com animais funcionais, bem adaptados à região e caracterizados racialmente, o time do Genética de Berço, está completo em eficiência leiteira e longevidade produtiva do animal. Os investidores terão à disposição:  vacas em lactação, novilhas prenhes, bezerras, doadoras e prenhezes das principais famílias leiteiras de ambas as raças.

“Com extrema valia genética e com alta vocação leiteira, a seleção vem focada na produtividade da raça. Animais com garantia de funcionalidade, lactação e certificação genética. Vamos democratizar o que temos de melhor e isso também inclui padrão racial e zootécnico”, explica o assessor Nauber Almeida, diretor da empresa que selecionou o rebanho JJPZ, a Giro do Gir. 

Além da seleção JJPZ, o 3º Leilão Genética de Berço vai contar com animais de criadores tradicionais do Nordeste, como os pecuaristas Alexandre Oiticia, Domício Silva e Paulo Amaral. São aguardados criadores dos estados de Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Bahia e Ceará.

 

Fonte:
Link de acesso: