HOME
QUEM SOMOS
RESULTADOS
CADASTRO
NOTICIAS
CONTATO


CPMF e Haras Porto Rico democratizam genética do QM de vaquejada
2017-05-16 10:47:34

O trabalho de melhoramento genético com a raça quarto de milha de vaquejada dos Haras CPMF e Porto Rico fazem sucesso   nas pistas de vaquejada  pela precisão de seus produtos em habilidades exigidas  pelo esporte. As marcas possuem uma das genéticas mais cobiçadas e seus feitos podem ser observados entre as equipes de vaquejade durante os circuitos e nos números do   Ranking da Associação Brasileiras dos Criadores do Quarto de Milhas (ABQM).

O criador Celso Pontes de Miranda, que há 15 anos  aposta na versatilidade do QM para vaquejada, adeverte para a boa caracterização de um bom equino. Para ele, velocidade, agilidade, força e  inteligência na lida com o gado são  tecnicamente necessários para os formação de um equino bem-sucedido  nas provas.

 

 “É preciso que além do talento para competir, esse animal seja dotado de uma genética específica para vaquejada. Em nosso trabalho com esse público, o enlaces genéticos são levados em conta de acordo com sua produção,  resultados em pista  e caracterização. Além de seu pedigree,que é a genética de sua família, também é priorizada”, revela.  

 

 Celso - do Haras CPMF, junto com Marla Tenório, do Haras Porto Rico, prepararam uma tropa de QM  de variabilidade genética e  diversificada faixas-etárias para a 12ª edição do Leilão Vaquejada e Trabalho. Os dois criadores separaram potros e potras de geração, matrizes e vendas de cobertura selecionados de seus bancos genético.

 

 “Estamos disponibilizando nossa genética  com objetivo de democratizar esse trabalho em melhoramento genético com a raça visto que o  mercado de genética vem se inovando a cada dia. São animais sendo revelados nas pistas, que nos trazem gratas respostas, e que seguirão com genética atualizada”, completou.

 

Remate

 

A 12ª edição do Leilão Vaquejada e Trabalho irá coroar a trejetória de sucesso dos dois criatórios em Alagoas,  CPMF e Porto Rico, que completam 15 e 45 anos, respectivamente, de atividade com a raça.

 Passam pelo tatersal do Vaquejada e Trabalho  46 lotes  de QM, de diferentes pelagens, morfologia e pedigree. Potros e potras de geração, doadoras e matrizes. O elenco ainda conta com o lançamento do garanhão Super Fred HPR, neto do lendário produtor de vaquejada Eternaly Fred.

 

 Mais informações com a Agreste Leilões pelo telefone (82)  3036-7070.

Fonte:
Link de acesso: