HOME
QUEM SOMOS
RESULTADOS
CADASTRO
NOTICIAS
CONTATO



2016-09-29 09:41:19

Após mais de 18 anos na pecuária e em contato permanente com diferentes modelos de criação do gado nelore, o criador Celso Pontes de Miranda confirma: “É possível produzir boi de cupim, com gado comendo capim”.
 
O comentário de Celso  exige um raciocínio simples e efetivo na didática comercial do gado de corte. Atualmente, segundo ele, o nelore funcional, criado à campo, não precisa de estratégias mirabolantes de manejo nutricional ou combinações megalomaníacas de cruzamentos genético. Basta apenas conhecimento sobre a raça, domínio sobre o rebanho e atenção para o uso da ferramento do melhoramento genético de acordo com o perfil comercial a ser trabalhado.
 
"Se o boi não for bom, a carne não será boa", diz o criador. Para ele, o modo mais eficiente de produtividade da raça nelore pode ser decifrado, mantendo a tradição do boi rústico, com engorda a campo, assim como toda sua criação, respeitando as condições adversas de adaptabilidade das matrizes, novilhas, touros reprodutores e bezerros e bezerras. 
 
 “Trata-se de uma maneira de demonstrar a rusticidade e adaptabilidade do zebu, que é uma espécie bovina originária da Índia e tem como uma de suas características o cupim, quando transformado em corte de carne se tem um bom produto. E, sem dúvida,  o Nelore, raça que criamos, é a  que mais está presente no gado de corte do Brasil movimentando o mercado de carne”, resumiu Celso.  
 
A maneira simples, barata e natural de criar nelore de resultado, com rápido crescimento, engorda e produtividade, segundo CPMF, resume a definição “produzir carne cupim, comendo capim”.  “O nelore é um bovino de  grande plasticidade, que permite ao criador modelá-lo de acordo com seu interesse. Então,  de forma econômica, , com baixo custo, temos mostrado que é possível converter o capim em proteína auxiliado de reforço suplementar. Isso ao memso tempo preservando a caracterização frigorífica do animal e  produzindo carne de qualidade”, garante.   
 
O criador coloca todo resultado de seus conhecimentos aplicados ao nelore à disposição durante o Leilão Nelore Positivo, no próximo dia 25  de outurbo, durante a 66º Expoagro/AL. O criador e seus convidados separaram mais de 500 animais, entre eles: 25 touros PO, 10 novilhas PO, 50 novilhas e 500 bezerros e bezerras criador a base da genética melhoradora da marca CPMF. A edição desse ano também será contemplada com dois lotes de equinos da raça quarto de milha.

Fonte:
Link de acesso: