HOME
QUEM SOMOS
RESULTADOS
CADASTRO
NOTICIAS
CONTATO


CEIP propõe avaliação genética por mérito
2016-09-21 08:29:07

Política meritocrática na pecuária é tema da palestra do Dia de Campo Nelore CEIP

 

A pecuária passa por um momento de grande transformação de sua história. A cada dia mais exigente, o mercado pede mais profissionalismo, números e informações de qualidade que resultem em ganhos de eficiência. O mérito genético dos animais está à prova a cada manejo.

 

 Nas fazendas, a pressão de seleção se torna mais rígidas em busca do progresso genético e retorno econômico. No caso do bovino nelore, para atingir os objetivos de mercado, é imprescindível produzir animais geneticamente superiores, porém, harmonicamente balanceados para reprodução, habilidade materna, fertilidade, precocidade sexual e crescimento pós-desmame.

 

“A superioridade da genética do nelore precisa ser comprovada por uma política meritocrática. É preciso identificar a competência genética de cada animal para que  seu  potencial possa ser repassado às próximas gerações devido ao seu mérito”, comenta o consultor e executivo da Cia. de Melhoramentos, Marcelo Almeida, que trabalha com  programa de melhoramento do nelore de acordo com os critérios da Certificação Especial de Identificação e Produção (CEIP), chancelada pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA).

 

O CEIP certifica apenas 20% dos melhores de cada safra com ganho genético anual na população avaliada. “Todo processo de certificação é meritocrático e sem influência do criador. Um corpo técnico independente realiza todas as medidas e avaliações, inclusive a revisão final para a Certificação. Mesmo que sejam de diferentes rebanhos, pois os mesmos critérios de seleção foram empregados. É como uma auditoria permanente em nossos processos”, esclareceu.

 

Confiabilidade

No caminho do boi perfeito, um grupo de criadores em Alagoas, há oito anos, resolveu investir na criação do gado com objetivo de obter certificação. O quarteto formado por Ronaldo Cunha, Elmano Machado, Vitor Tenório e Thiago Tenório, optou pelo CEIP por acreditar que o incremento genético, definitivamente, pode tornar a atividade muito mais rentável e eficiente.

 

“Genética é definitivamente um insumo pecuário que não podemos e não devemos mais negligenciar. A competência genética destes animais CEIP,além de tudo, proporciona ainda uma bezerrada mais produtiva, com curvas de crescimento acelerado e composição corporal diferenciada, evidenciando a especialização destes animais para a produção de carne”, declara o criador Vitor Tenório, da Fazenda Lagoa da Vaca. 

 

Os quatro criadores recebem assistência da  Cia. de Melhoramento no processo de melhoramento genético com animais criados a campo, preparados na condições reais de produção.   A cada safra, a companhia identifica os potenciais  e os conduzem ao seu quadro de valores genéticos.

 

 Atualmente  o programa de melhoramento da Cia. atinge o  percentual de 44% de precocidade sexual em novilhas nelore, fêmeas  que conceberam até os 18 meses de idade. Alguns rebanhos já atingiram 80% de precocidade sexual de suas novilhas e abandonaram definitivamente a estação de novilhas aos 24 meses de idade.

 

“O CEIP funciona como um diploma que habilita o aluno por mérito, muito diferente de um registro genealógico que atesta apenas sua identificação e sua ascendência, por analogia  à cédula de identidade”, classificou o criador Thiago Tenório.

 

Dia de campo

O tema “Meritocracia na Pecuária” será debatido no Dia de Campo e Leilão Nelore CEIP de Alagoas, no próximo dia 24 de setembro, na Fazenda Mato Grosso II, em Porto Calvo. O executivo da Cia. de Melhoramentos, Marcelo Almeida, irá ministrar a palestra.

 

 “Vamos abordar justamente exemplos práticos de como nos valemos de valores meritocráticos para muitas de nossas decisões cotidianas, pois quando o assunto é genética, muitas vezes nos valemos de informações pouco técnicas, retardando assim o progresso genético de nossos rebanhos”, adianta Marcelo. 

 

O melhor da safra comercial dos criadores Ronaldo Cunha, Elmano Machado, Vitor Tenório e Thiago Tenório, será  vendido na estreia do Leilão Nelore CEIP de Alagoas.  Serão ofertados mais de 300 animais, sendo 30 touros nelore CEIP, 40 novilhas prenhes e cerca de 250 bezerros e bezerras para cria, recria e engorda. 

 

O rebanho do remate é oriundo das Fazendas Mato Grosso II, em Porto Calvo, Fazenda Oriente, localizada em Atalaia, e Lagoa da Vaca, no município de Jacaré dos Homens.

Fonte:
Link de acesso: