HOME
QUEM SOMOS
RESULTADOS
CADASTRO
NOTICIAS
CONTATO


Audiência pública debate implantação do Selo de Inspeção Municipal em Maceió
2015-04-29 14:20:51

Dorgival Junior

 O presidente da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), Marcelo Lima, participou, nesta segunda-feira, 27, de uma audiência pública na Câmara Municipal de Vereadores de Maceió para debater a implantação do Selo de Inspeção Municipal (SIM).

 A certificação permite o abate de animais e produção de derivados de leite, ovos e mel apenas dentro do município. Para a comercialização de produtos entre municípios, é adotado o Selo de Inspeção Estadual e entre estados o Selo de Inspeção Federal (SIF).

 Atualmente, a fiscalização dos abatedouros de aves e porcos em Maceió é realizada pelo Serviço de Inspeção Estadual (SIE) da Adeal. “A audiência pública é importante por ser uma oportunidade para se tirar dúvidas. A agência de defesa estadual colocou um técnico a dispor do município para ajudar na implantação do SIM”, informou o presidente da Adeal, Marcelo Lima.

 A reunião, que contou com a presença de representantes de órgãos e secretarias municipais, criadores de aves e porcos, foi convocada pelo vereador por Maceió, Silvânio Barbosa.

 “Essa demanda surgiu após a interdição de algumas avícolas existentes em Maceió nas operações conjuntas realizadas pelos órgãos fiscalizadores. Maceió não tem SIM. Com isso, começamos a promover reuniões para a implantação do selo, dando prazo para que os pequenos criadores possam se organizar. Afinal, hoje, eles não têm como atender as normas. A nossa ideia é que haja um consenso para que tudo fique regularizado dentro da lei”, reforçou o parlamentar.

 “O criador se sente inseguro. Somos responsáveis por pequenas avícolas e precisamos encontrar uma forma de não trabalhar de forma clandestina. Para isso, é preciso ver o modelo adotado em outros municípios e quem vem dando certo. É a hora de regularizar a nossa classe”, frisou o criador de aves, Cícero Gomes.

Fonte:
Link de acesso: